Feminismo pra que?

Não é novidade pra ninguém que sou feminista e pratico o feminismo no meu dia-a-dia. Mas não pensem que  todo mundo acha legal esse meu posicionamento. Muita gente enxerga o feminismo de uma forma distorcida e na maior parte da vezes, como algo desnecessário.

Será mesmo que é desnecessário? Já que a crise tá braba, bora pensar que é de graça? Bora!

El-boom-del-nuevo-feminismo-735x440

Quem habitava o planeta Terra nas últimas semanas, viu que um dos assuntos mais comentados na mídia brasileira, foi o caso de assédio do ator José Mayer contra a figurinista Susllem Tonani, que resultou no afastamento do ator da emissora.

Outro caso recente, foi o do ex-BBB Marcos que foi eliminado do programa por conta de agressões feitas a Emilly, sua companheira no reality show e apesar disso, era um dos favoritos do público ao prêmio.

E o episódio destacou o fato de que violência, não é só física. Muitas vezes, sofremos diversos tipos de violência e nem nos damos conta disso.

034223

Já gritaram , ameaçaram, humilharam, obrigaram a fazer algo que você não queria ou diminuíram sua capacidade intelectual de alguma forma (dizendo que você é louca, por exemplo)? Pois bem, sinto informar que você já sofreu violência e não percebeu.

07cfb625dc2b9579d7e27e1025d58bc7

Aqui, você pode encontrar mais exemplos do que estou dizendo.

Mas agora eu pergunto: Por que a maior parcela das mulheres não têm consciência de que estão sofrendo abusos e por que sociedade ainda passa pano (defende) pra macho escroto e vê com maus olhos o feminismo?

Ao meu ver, é uma questão cultural mesmo sabem? Desde que o mundo é mundo, o homem (sexo masculino) é posto em um pedestal e tido como autoridade máxima nas relações.

O patriarcado é um problema seríssimo e DEVE ser combatido.

CAPA 870

Definição de “Patriarcado”:

” 1. Sistema social baseado no controle dos machos sobre as fêmeas, em que estes ocupam uma posição central.

2. Conjunto de relações sociais que tem uma base material e no qual há relações hierárquicas entre homens, e solidariedade entre eles, que os possibilitam a controlar as mulheres. Patriarcado é, pois, o sistema masculino de opressão das mulheres.

O sistema patriarcal enquanto instituição é uma constante social tão profundamente radicada que domina todas as outras formas políticas, sociais ou econômicas, gerando um estado de exclusão e discriminação social da mulher pautado na crença de uma superioridade masculina. No patriarcado as mulheres são vistas como objetos de satisfação sexual dos homens, reprodutoras de herdeiros, reprodutoras de força de trabalho e reprodutoras de novas reprodutoras. Portanto, diferentemente dos homens como categoria social, a sujeição das mulheres, também enquanto grupo, envolve prestação de serviços sexuais aos seus dominadores/opressores.”

Sou só eu, mas temos um MEGA problema de estrutura social por aqui?

tumblr_nrjtp3Vq7o1qeafm6o1_1280.png

Enquanto o patriarcado tiver força, nós mulheres seremos sujeitadas a situações humilhantes e exclusivas. E a informação é o melhor meio para que ele perca força.

Quanto mais mulheres se instruírem sobre o feminismo, mais empoderadas ficarão, menos força a violência contra a mulher terá em nossa sociedade e estaremos mais próximas da igualdade de direitos.

Uma vez, estava num bar e comentei com uma moça que conheci lá, que eu era feminista.

Ela deu uma virada nos olhos com ar de deboche e logo disse: “Não sou feminista, sou feminina.”

Honestamente, na hora fiquei passada por ainda existirem mulheres que pensam dessa forma, até porque, uma coisa não está ligada a outra. Mas entrei numa reflexão do por que ainda existem mulheres que não vêem com bons olhos o movimento.

E cheguei a conclusão de que a culpa é do maldito patriarcado!

Desde pequenas, fomos condicionadas aos ensinamentos sexistas do patriarcado e desconstruir essa base podre cultural, não é tarefa fácil. Pois além de questões sociais e familiares, entram os critérios religiosos que são fortemente inseridos nessa base de ensino.1 a 1 a a a a sexi princ

Mas Mari, como faço pra tentar mudar essa realidade?

Busque informação, garota!! Leia, debata, procure outras mulheres para conversar, busque outros pontos de vista sobre o assunto e forme sua própria opinião sobre seus direitos e deveres.

 

Ninguém está dizendo que você está errada em querer ficar em casa cuidando dos filhos e da casa, por exemplo. Muito pelo contrário! O feminismo existe, justamente pra te mostrar que você pode TUDO o que quiser. Que o seu lugar, é onde você QUISER.

E você pode ficar em casa se QUISER e não por que foi obrigada a isso. Como acontecia antigamente, quando mulheres não tinham direitos civis garantidos. Como trabalho e voto por exemplo.

O-FEMINISMO-E-A-LUTA-DOS-SEXOS

E sim, se você mulher tem algum dos direitos citados acima garantidos, você deve um agradecimento ao feminismo viu? Teje sabendo que antes da senhora dar o ar da graça por aqui, muita mulher lutou e perdeu a vida para que os seus direitos fossem garantidos. Viu, bonita?

Portanto, respeita as mina!

tumblr_nhs7mv2PWI1sthf15o1_400

Feministas não odeiam (ou odeiam em alguns casos. Quem nunca?) os homens ou coisas do tipo. O feminismo é a teoria de igualdade. Já o machismo, de inferioridade.

Somos iguais, independente de gênero.

Outra coisa…ómi pode ser feminista?

Ahmm…Não.

Homem pode apoiar a causa, mas não podem se dizer feministas. Pois nasceram homens, e não sentem na pele 1/3 do que nós mulheres sentimos pelo simples fato de termos nascido…mulheres!

11209376_838891432851813_4457820436952046691_n

Por exemplo: Eu, Mariana apoio a causa gay, mas não posso dizer que sou gay.

Pois não sofro o preconceito que eles sofrem e muito menos a segregação social por serem homossexuais.

Entenderam?

Quando digo que sou feminista, não quer dizer que odeio homens (As vezes sim. Trump, Bolsonaro e afins tão aí pra provar isso) ou que não posso ser feminina. Quer dizer que eu acredito em igualdade de direitos e rezo todos os dias pelo fim do patriarcado.

feminismo-0154670-1

E você? Já foi reprimida de alguma forma por ser mulher?

Joga na roda! Vamos conversar.

Juntas, somos mais fortes ❤

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s